O número de inadimplentes no Brasil e em alguns países tem aumentado neste ano de 2015, perante a crise econômica a que estamos passando. Pois, muitas são as pessoas que obtiveram crédito de financiamento de casa própria, carro e outros bens que foram feitos com parcelamentos e juros altos e, muitas dessas pessoas tiveram a perda do emprego, sua fonte de renda para pagar suas dívidas, não conseguindo honrar com estes compromissos.
Mas, não pagar uma conta significa ter o nome incluído na lista de inadimplentes do SPC, além de perder alguns de seus direitos como consumidor, que são: problemas para fazer pagamentos com cheques, abrir contas em banco, alugar imóveis, fazer compras a prazo e para obter um empréstimo. Também podem ocorrer, em alguns casos, o bloqueio de Cartão, Cheque e outras linhas de Crédito no banco.
E se você faz parte das estatísticas de pessoas que estão endividadas, saiba que existem muitos tipos de consultas para saber se seu nome consta na lista de inadimplentes no SPC e que a melhor opção é fazer uma busca antes de tentar comprar a crédito ou fazer um financiamento. Para isso, nós, da SPC.Net, elencamos três das melhores consultas para que você saiba qual é a sua real situação junto a este órgão de proteção ao crédito.
A primeira consulta é a ‘CONSULTA CPF COMPLETO‘ – esta te oferece uma síntese cadastral do CPF a nível nacional, sobre cheques sem fundos, pendências e restrições financeiras, dívidas, protestos, endereço e ultimas consultas.
A segunda é a ‘CONSULTA CHEQUE CPF – esta te oferece informações de cheques sem fundos (CCF), pendências e restrições financeiras, dívidas vencidas e duplicatas.
E por fim, a terceira consulta que é a ‘CPF PENDÊNCIAS’ – que apresenta informações sobre: CCF (Cadastro de cheques sem fundo), restrições, pendências, dívidas vencidas, duplicatas e endereço de cadastro.
Em suma, não fique sem crédito na praça, nem deixe de fazer suas compras e financiamentos. Tente negociar suas dívidas e quitá-las. Pois, é sempre válido tentar pagar suas contas, mesmo que gradativamente e aos poucos, de acordo com suas condições financeiras.
Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário logo abaixo!